O poste para placas de sinalização é um item fundamental no aspecto da comunicação viária. Que é fundamental para promover a ordem e a segurança no tráfego de veículos e pessoas.
Historicamente, os postes de sinalização foram fabricados em aço, madeira e concreto. Atualmente, os postes ecológicos, feitos com materiais mais leves e sustentáveis, vêm ganhando a preferência de administradores públicos e privados.
Ainda assim, podemos nos deparar com muitos postes de madeira ainda usados para essa finalidade. Eles estão presentes na sinalização de vias públicas, rodovias e no interior de condomínios. Estaria, porém, o poste de sinalização de madeira com os dias contados?
Poste para placas de sinalização de madeira – Desvantagens
Parece que sim, o poste de sinalização de madeira tende, devido ao seu desempenho inferior em diversos aspectos, a ser totalmente substituído.
Aliás, ao longo do tempo, a sua substituição já vinha acontecendo pelos postes de concreto, mais resistentes e duráveis. Atualmente, a tendência é a substituição pelos postes de plástico reciclado, que também são conhecidos como ecológicos.
Quais são, então, as desvantagens do poste para placas de sinalização de madeira?
Baixa durabilidade
A vida útil de um poste de madeira pode alcançar, no caso de uma ótima rotina de manutenção e conservação, no máximo 25 anos. Enquanto isso, a durabilidade de um poste de concreto, que requer menos manutenção, é de no mínimo 30 anos, podendo chegar aos cinquenta.
Já os postes plásticos, devido à sua característica anticorrosão, podem durar mais de 50 anos.
Risco de patologias
Como sabemos, a madeira é um material orgânico. Mesmo recebendo tratamento adequado, está sujeita a sofrer com patologias. A exposição ao sol e a intempéries, assim como o risco de infestação por cupins, são condições que podem comprometer ainda mais sua vida útil.
Estética
Ainda que a madeira seja reconhecida por produzir efeitos estéticos agradáveis, o desgaste dos postes feitos desse material acaba comprometendo severamente sua qualidade visual.
Custo de manutenção alto
Por ser um material sujeito a maior desgaste e a condições patológicas, o custo de manutenção do poste de madeira se torna mais elevado e requer constância.
Solução não sustentável ambientalmente
A madeira, enquanto material construtivo, não pode ser considerada sustentável. Ainda que possa ser reciclável, reutilizada na criação de outros bens, seu uso industrial requer a extração de recursos naturais. Isso acarreta desmatamento e comprometimento da saúde de importantes biomas para o equilíbrio do planeta.
Maior risco de quedas
Para finalizar, é importante observar que a madeira, por ser um material mais frágil, também é mais sensível à ação de ventos fortes ou enxurradas. Portanto, ela pode provocar quedas mais facilmente, além de perdas de conjuntos de sinalização viária.
Ecoposte – a melhor solução em sinalização viária
O Ecoposte é a melhor solução da atualidade para a sinalização viária. Mais leve e durável que os postes de concreto, esteticamente imbatível e ambientalmente sustentável, cada vez mais ganha adeptos.
Feito de PEAD reciclado, o Ecoposte tem propriedade anticorrosiva e menor potencial de danos a veículos em caso de sinistros.
Esse é o produto desenvolvido pela RenovaUrb, dotado da tecnologia colapsível, que, entre outros benefícios, eleva a segurança dos usuários da via.