Eles são o futuro? Essa é uma resposta que a sociedade humana dará no longo prazo. O que se pode afirmar é que os postes plásticos apresentam credenciais de sobra para serem a preferência da indústria e do setor público e privado.
A capacidade da indústria plástica de propor continuamente novas soluções à sociedade é inesgotável. Quem poderia imaginar que um dia veríamos a substituição dos postes de ferro e concreto por postes de plástico?
Ao avaliar as vantagens obtidas a partir dessa inovação, você certamente concluirá que estamos a tratar de uma tendência com alto potencial de se consolidar no futuro.
Postes plásticos: é possível o plástico como elemento estrutural?
Não obstante, fica a dúvida acerca da viabilidade do plástico como elemento estrutural. Afinal, não estamos falando de um material rígido, mas altamente flexível.
Sim e não. Dependendo de como seja programado o processo de fabricação, o plástico pode dar vida a qualquer ideia, mesmo que ela seja um elemento estrutural.
É importante observar que a indústria disponibiliza para o mercado diferentes tipos de plásticos. Eles estão presentes em tubos e conexões, embalagens, brinquedos, itens automotivos e uma série interminável de bens de consumo.
Para o plástico se tornar um poste era um pulo. E cá estamos nós, prontos para usufruir os benefícios de tê-los em nossas ruas e ambientes urbanos e rurais.
Como os postes de plástico podem melhorar nossas vidas?
Antes de qualquer coisa, no sentido de contextualizar o tema, vamos relembrar o papel do poste de rua em nossas vidas. Eles são responsáveis, dentro de um sistema de abastecimento de energia elétrica, por permitir que a luz chegue às nossas casas.
O conceito de poste é, todavia, mais amplo do que isso. Eles estão presentes, também, como elementos de sustentação de placas de sinalização.
É o caso dos ecopostes, fabricados com materiais recicláveis e reciclados. Em comum com os safepostes, postes de iluminação fabricados com plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV).
Ambos possuem a característica de serem colapsíveis. Isso significa que, em caso de sinistros, o risco de danos físicos aos ocupantes de veículos é sensivelmente reduzido.
É fácil pressupor que os postes plásticos sejam muito mais leves do que os de concreto. Em caso de acidentes, o potencial de causar baixas e prejuízos é muito menor com os primeiros. Essa é uma vantagem considerável levando em conta os fatores segurança pessoal e patrimonial.
Além disso, os postes plásticos são mais fáceis de fabricar, transportar, instalar e repor. Tudo isso, é importante enfatizar, sem perda de desempenho em relação ao poste de concreto. Ao contrário, eles são mais flexíveis quanto a demandas por customização, podendo ser fabricados de acordo com as necessidades estéticas e funcionais apresentadas.
Soluções ambientalmente sustentáveis
Para concluir a explanação dos benefícios propostos pela adoção dos postes plásticos, nada mais apropriado do que aludir ao seu caráter sustentável.
Os postes plásticos são 100% recicláveis. O que significa contribuição para a redução da demanda por matéria-prima in natura e do descarte inadequado de resíduos sólidos na natureza.
Esse é, aliás, o compromisso da RenovaUrb, uma empresa comprometida com o fornecimento à sociedade de soluções ecológicas nos segmentos de segurança viária, sinalização e mobiliária urbano.
Somos, inclusive, fornecedores do Ecoposte e do Safeposte. Fazemos nossa parte para ajudar a promover o mundo em que queremos viver.